Livros fortalecem laços entre escola, aluno e família

escrever bem-semeando autores

Livros fortalecem laços entre escola, aluno e família

Na produção de livros em sala de aula, um dos principais objetivos do Semeando Autores é impactar todos os envolvidos no processo: professor, aluno e pais. Aliás, é uma forma de fortalecer os laços entre eles e fazer com que tenham o mesmo objetivo: escrever uma história que reflita a personalidade do aluno e traga também um pouco da sua bagagem familiar.

E para que o processo funcione bem o ano todo, cada um precisa fazer a sua parte! Além disso, todos devem ter consciência do seu papel durante o ano letivo. Confira quem é quem nessa atividade escolar:

• o professor, ao conhecer um pouco melhor seus alunos, através de suas histórias de vida e acontecimentos relatados nas produções textuais e artísticas, confirma sua vocação para ensinar.

• o aluno, ao conhecer as histórias dos outros alunos, do autor de algum livro pesquisado ou do tema, cresce como ser humano, adquire novos conhecimentos e consegue externar suas ideias.

• os pais, ao ver o livro criado por seus filhos e colegas, verificam a evolução dos filhos e se orgulham.

 

Vantagens da produção de livros

 

Além de saber qual o seu papel no processo de produção de livros, aluno, professor e família devem enxergar as vantagens de se envolver nessa missão didática. São inúmeros benefícios que também são essenciais para o fortalecimento dos laços entre os envolvidos. Com isso, o resultado final fica muito melhor! Confira quais são essas vantagens:

 

Para os alunos

A produção do livros irá exigir que eles se envolvam de verdade. A criança terá a leitura como ponto de partida. Isso, consequentemente, ajudará no desenvolvimento de seu senso crítico e da sua imaginação. Além, é claro, de adquirir muito conhecimento. Esse processo contribuirá para uma melhor compreensão do mundo que está a sua volta. Ou seja, ajudando-a também a apresentar de forma mais clara e objetiva suas próprias ideias.

 

Para os professores

O livro será realmente um livro, em todos os aspectos. No trabalho a ser desenvolvido em sala de aula, no processo editorial, no registro (aspecto jurídico) e fisicamente. Os professores dão início ao projeto em sala de aula, expondo e discutindo o tema. Os alunos produzem textos e ilustrações. Além de participarem do projeto, eles serão os organizadores do livro. Aliás, esse reconhecimento tem validade em seus currículos acadêmicos.

 

Para a escola

A produção de livros coletivos ou individualizados é uma ótima oportunidade de ampliar a interação entre professores, pais e alunos. É feito um cronograma com datas e atividades e todos os envolvidos precisam cumpri-lo para que não haja atraso na impressão e lançamento do livro. Aliás, um dos momentos mais emocionantes para todos é na sessão de autógrafos. É a realização concreta do sonho de muitas pessoas, inclusive da equipe Semeando Autores, que acompanha tudo de perto, ao longo do ano letivo.

 

Gostou? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas

 

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de spam.

 

Nenhum comentário