Semeando Autores transforma alunos em escritores

Semeando Autores

Semeando Autores transforma alunos em escritores

Semeando Autores é um projeto que nasceu para estimular a leitura e ajudar no desenvolvimento da escrita em sala de aula. Para isso, em parceria com escolas e professores, publicamos livros dos próprios alunos dos ensinos infantil e fundamental, que participam ao longo do ano de uma série de atividades pedagógicas.

Para que as crianças cheguem ao final do cronograma letivo com o livro pronto, Semeando Autores começa seu trabalho muito antes. Nossa equipe repassa aos responsáveis da escola os procedimentos necessários para que os futuros escritores consigam encerrar o ano com seu próprio livro em mãos.

Cada obra é totalmente personalizada, ou seja, traz as características da escola e dos seus alunos. A capa, o grande atrativo de um livro, é decidida em parceria com a instituição, professores e até alunos. O estabelecimento de ensino tem total liberdade na escolha desse visual, bem como o uso de sua marca no livro. Os textos também são decididos pelas unidades escolares, que podem publicar não somente textos, mas também desenhos dos estudantes.

 

Semeando Autores para um mundo melhor!

 

A ideia de transformar alunos em escritores começou em 2005, quando Semeando Autores publicou o seu primeiro livro nesse formato. O trabalho foi desenvolvido para a Escola Estadual Dr. Osmar Francisco da Conceição, de Macatuba/SP. Desde então, todos os anos, o projeto acontece! Claro que de lá pra cá, todos os envolvidos amadureceram e melhoraram bastante o processo para que, cada vez mais, pais, alunos e professores se envolvam e se emocionem com o resultado final. 

Neste vídeo abaixo, você pode conhecer um pouco do que é o Semeando Autores, com depoimentos de profissionais envolvidos no projeto desenvolvido na Escola Estadual Dr. Osmar.

 

 

Semeando Autores acredita que estimulando a leitura e a escrita, algo que ficou em segundo plano para muita gente conectada nas redes sociais, pode contribuir para um mundo melhor. Um mundo com mais empatia, menos preconceito. Mais tolerância e menos violência. Mais igualdade e menos indiferenças. Um mundo com mais amor e menos ódio.

No mundo Semeando Autores, a leitura, a escrita e o livro são o passaporte para começar a transformar as pessoas, seus atos, pensamentos e atitudes. Nossa proposta é semear a paixão pelas palavras, histórias e personagens. Acreditamos que, assim, no futuro, nossos escritores mirins terão melhor capacidade de discernimento ao fazer escolhas na vida.

 

Família participa do projeto

 

Além de professores e alunos, o projeto também traz a família para participar. Como? As atividades desenvolvidas em sala de aula precisam ser complementadas em casa. E com a participação dos familiares. Muitas tarefas devem ser feitas com a participação de todos que fazem parte da vida dos escritores mirins.

Dessa forma, a cadeia de produção do livro se completa! Semeando Autores, escola, professores, alunos e seus familiares se unem para um único propósito: transformar a criança em escritora. Quando todos dão as mãos nesse processo, a transformação acontece: surgem histórias bem escritas, ricas em detalhes; os alunos tornam-se mais participativos; e a escola cumpre seu papel principal, formar cidadãos conscientes e capazes de conviver em sociedade.

 

Gostou? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas