Sim, tanto escolas públicas quanto particulares, desde a Educação Infantil, Fundamental I e II até o Ensino Médio.
Sim, o responsável [professor(a)/coordenador(a)/diretor(a)] poderá baixar gratuitamente em nossa Biblioteca de Projetos várias sugestões de temas, atividades e sequências didáticas para as diversas faixas etárias e disciplinas.
Apesar de a maioria dos livros já publicados serem oriundos de atividades dessas disciplinas, os professores de qualquer outra podem transformar as pesquisas de seus alunos em livros. Em nossa Biblioteca de Projetos já temos alguns temas interdisciplinares e estamos incluindo novos a cada dia.
Sim, o responsável é quem determina o que melhor atende a seus alunos. A ideia de nossa Biblioteca de Projetos é de oferecer sugestões, não sendo obrigatório segui-las.
A participação da escola não envolve custos. Porém, os pais dos alunos (ou a escola, se assim desejar) deverão fazer a aquisição do(s) exemplar(es) para que se viabilize a produção mínima de livros. O valor do livro será definido na criação do cronograma, pois, para se chegar a ele é necessário levantarmos algumas informações técnicas. Mas ressaltamos que o valor do exemplar é acessível e mais barato se comparado a um livro com as mesmas características vendido em livraria.
Livros individuais: cada aluno terá um livro só seu, com todo o conteúdo criado por ele (textos e imagens).
Livros coletivos: o conteúdo é composto por textos e imagens de uma ou mais turmas de alunos.
Pela nossa experiência, os livros individuais são mais indicados para crianças menores, alunos da Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental. Eles têm as características de um livro infantil, isto é, um formato maior, quadrado, poucas páginas, com acabamento grampeado e todo colorido. Porém, é importante saber que é um projeto um pouco mais trabalhoso, pois deve-se produzir vários textos e desenhos em sala. Por isso, também oferecemos a possibilidade de fazer um livro coletivo com essas mesmas características, com a turminha contando uma história composta de trechos e desenhos de cada aluno. Fica lindo e é uma ótima ideia como lembrança de formatura ou de um evento especial (dia das mães, por exemplo).
Já os livros coletivos, são indicados para turmas que produzem textos maiores, a partir dos anos finais do Fundamental I até o Ensino Médio, e têm características de livros literários, isto é, formato 16×23 cm, ISBN, acabamento brochura e impressão colorida, preto ou mista (predominantemente preto com algumas páginas coloridas).
Não. Muitas escolas optam por fazer a noite de autógrafos no final do ano para aproveitar o evento de encerramento. Mas é possível publicar os livros em qualquer época do ano, comemorando uma data especial como o aniversário da escola, feira do livro, dias das mães/pais, dia mundial do meio ambiente etc.
Primeiramente, o responsável deve entrar em contato conosco para uma conversa inicial, onde serão definidos como serão os livros, o tema e o cronograma. Para essas definições é importante o responsável já ter (pelo menos de forma estimada) o número de alunos que irão participar e a data de lançamento, para que seja possível calcular a quantidade de páginas, livros e definir as datas de cada passo.
A partir da definição do cronograma, a escola realiza as atividades relacionadas ao tema em que pretende trabalhar ao longo do período e, na data determinada, entrega os textos dos alunos previamente digitados e revisados pelo professor de cada turma. Também serão entregues, se houver, as imagens que farão parte dos livros como desenhos das histórias e fotos da turma ou do aluno. Essas imagens podem ser digitalizadas pela própria escola ou por nós e é importante definir isso no cronograma.
Após recebermos o material completo, faremos a arte dos livros e enviaremos eletronicamente para o responsável fazer a aprovação. É possível, neste período, apontar correções e outros ajustes. O responsável então retorna, aprovando as artes para impressão.
O prazo é estimado na definição do cronograma e, portanto, a escola deve seguir rigorosamente as datas estipuladas para que o evento de lançamento aconteça na data prevista.
De forma geral, todo o processo (a partir do recebimento dos textos até a entrega dos exemplares) leva cerca de 50 dias, variando para mais ou menos dependendo das características da produção e localidade de entrega.
Não. Para livros individuais podem participar turmas de qualquer tamanho e os livros devem ter no mínimo 16 páginas.
Porém, para livros coletivos é fundamental que o conteúdo produzido pelos alunos gere pelo menos 80 páginas para que possamos fazer o acabamento brochura.
Serão nossos consultores que irão chegar a um número estimado de páginas, baseados nas informações que o responsável fornecerá. Há diversos pontos que influenciam na quantidade de páginas, como por exemplo, número de alunos, o gênero textual trabalhado, se haverá desenhos, se teremos páginas de abertura especiais etc.
Assim como cada aluno é único e cada professor trabalha de uma forma única um determinado conteúdo, nossa ideia é produzir livros que realmente sejam personalizados. Não utilizamos modelos prontos e não somos apenas um sistema que recebe os textos e desenhos e os dispõem na página do livro automaticamente, trocando só o nome do aluno na capa. Cada publicação nossa é única, pensada de acordo com o tema e condizente com faixa etária dos alunos. Nós queremos realmente transformar as histórias que os alunos criam em livros incríveis.