5 dicas para uma noite de autógrafos perfeita

O momento de glória para todo escritor – consagrado ou iniciante – é a noite de autógrafos, quando o maestro das palavras ou imagens espera por amigos e familiares para celebrar o resultado de um trabalho criativo. No caso dos livros escritos nas escolas, muitas vezes esse trabalho envolve, além do professor, os pais e demais parentes dos alunos. É a oportunidade de todos apreciarem o desenvolvimento e a evolução da criança ou adolescente. Motivo que merece e deve ser celebrado.

Semeando Autores incentiva a realização da noite de autógrafos e/ou lançamento dos seus livros por acreditar que, assim, é possível mudar a relação das pessoas com a leitura. Nossa missão vai muito além de publicar obras. Temos uma grande preocupação de estimular – de todas as formas – a escrita e a leitura, já que temos uma realidade assustadora no Brasil. A 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro  considera “leitor” aquele que leu pelo menos um livro nos últimos três meses – inteiro ou em partes. Os dados de 2016 revelam que o brasileiro lê em média 2,43 livros por ano.

Por isso, vamos além das nossas atividades para mudar esse cenário. Se você quiser contribuir, pode começar organizando a noite de autógrafos da sua sala ou da escola. Essa etapa exige uma série de decisões, como definir a data, local, horário, convite, dinâmica do evento, etc. Mas vamos ajudar você a não se esquecer de detalhes importantes para que esse momento seja realmente muito especial.

 

Organize sua noite de autógrafos

1. Realize junto um outro evento

É possível usar a criatividade para transformar a noite de autógrafos ou o lançamento do livro em um evento inesquecível para escritores e convidados. Se os autores do livro forem crianças, receba a todos com personagens das histórias infantis, balões coloridos e um coquetel descontraído. No telão, os pais podem assistir às atividades desenvolvidas em sala de aula que levaram até a conclusão dos livros. Se forem adolescentes, uma opção é promover uma oficina de texto com apresentações musicais, balé e recitais, todos protagonizados pelos alunos.

 

2. Faça na própria escola

O lançamento ou a noite de autógrafos é um excelente momento para trazer pais, familiares e a comunidade até a escola. É essencial essa interação com o ambiente escolar para que todos respirem o mesmo ar que os alunos. É um momento conjunto de celebração da educação e cultura, muito oportuno para reforçar a importância da escola na formação e desenvolvimento dos seus filhos. Além disso, é a oportunidade de conhecer melhor os educadores e coleguinhas da sala, ou seja, o mundo encantado das letras e dos conhecimentos.

 

3. Divida o lançamento em períodos

Com o evento realizado na escola, dependendo da quantidade de alunos, a noite de autógrafos pode chegar a mais de 500 pessoas, entre alunos, pais e familiares. Como administrar tudo para que seja um evento organizado e inesquecível. Nossa sugestão é fracionar o lançamento. Se participaram do projeto alunos do 1º ao 5º anos, e tem em média 3 a 4 turmas, organize o momento de autógrafos por ano. Ou seja, às 16h, 1º ano; às 16h30, 2º ano; às 17h, 3º ano; às 17h30, 4º ano; e às 18h, 5º ano. Dessa forma, não haverá aglomerações e todos ficam mais à vontade.

 

4. Pense na melhor experiência dos alunos e pais

O lançamento é um momento mágico, um momento de confraternização, de fotos, abraços e algumas lágrimas. Por isso, organize para que todos tenham a melhor experiência possível. No caso de uma escola com muitos alunos, além de fracionar por turmas, promova atividades paralelas. Entre elas, palestras e contação de histórias. Também crie um espaço para comes e bebes saudáveis. Nesses momentos, a tendência é que todos se soltem e aconteçam boas conversas e brincadeiras com as crianças.

 

5. Coquetel: vale a pena?

Depende da quantidade de pessoas e da sua disponibilidade financeira. No entanto, é sempre agradável promover uma noite de autógrafos com opções de bebidas e alguns petiscos. O clima fica mais descontraído e todos se divertem mais. Planeje um evento entre duas e três horas de duração. Divida o tempo para receber e acomodar os convidados, ambientar as pessoas, realizar as atrações e divulgar as novidades. Detalhe importante: a escolha do cardápio faz total diferença. Aliás, deve ser feita de acordo com o perfil dos convidados e dos alunos. Se for o caso, combine de cada um levar um tipo de prato ou bebida.