Escola produz livros bilíngues com seus alunos

Desenvolver competências acadêmicas, sociais, culturais e linguísticas em dois idiomas, o português e uma segunda língua, é o objetivo do ensino bilíngue, modalidade de educação que tem crescido no Brasil nos últimos dez anos.

A imersão no idioma estrangeiro é fundamental para o ensino-aprendizagem bilíngue. Nesse processo, a produção textual mostra-se uma estratégia que motiva maior engajamento dos alunos, estimula a criatividade e a leitura.

Dentre os benefícios da produção bilíngue, podemos destacar:

  • Desenvolvimento da linguagem discursiva;
  • Prática da linguagem oral em inglês e português;
  • Estímulo à leitura;
  • Criatividade;
  • Concentração;
  • Engajamento escolar.

Quem confirma isso é o Colégio Simone Ribeiro, que oferece o ensino bilíngue desde a Educação Infantil.

Em 2021, a escola, em parceria com o selo Semeando Autores, envolveu os estudantes dos jardim I e II e maternal I e II na produção de dois livros bilíngues: “Não quero tomar sopa” (“I don’t want to eat soup”) e “As incríveis aventuras infantis” (“The amazing children’s adventure”).

Os textos autorais em inglês e português de cada criança foram acompanhados de desenhos também feitos por elas, resultando na construção de uma rica memória afetiva sobre o ensino bilíngue.

Um projeto inspirador, que mostra que plantar um livro é colher educação.