Releitura de contos

Os contos de fadas têm origem na história oral. Muitos deles têm origem em culturas de séculos atrás, tendo sido transmitidos de uma geração para outra.

Para muitos pesquisadores, essas narrativas são formas de elaborar dúvidas e mistérios que, no momento de sua criação, fugiam à compreensão das pessoas. Assim, quando se transformam em texto, permitem àqueles que as compartilham encontrar um lugar no mundo.

Por essa razão, os contos de fada têm sido adotados por profissionais das áreas de pedagogia, língua portuguesa e artes como estratégia para o incentivo à leitura e à produção textual e artística.

Esse é o caso do Colégio Integração, de Jundiaí – SP, que a partir de contos de fadas criou projetos de produção de livros com seus alunos dos ensinos infantil e fundamental.

Cada faixa etária trabalhou os contos de maneira diferente, como recontos, fábulas, narrativas e poesias. O resultado, que você confere abaixo, foram livros repletos de imaginação e que ajudaram a fortalecer a comunidade de leitores da escola.