Diferenças básicas entre livro coletivo e individual

Diferenças básicas entre livro coletivo e individual

Antes da escola decidir publicar livros de seus alunos, há uma questão importante a ser decidida: será um livro coletivo ou individual?

Você sabe quais as diferenças entre elas? A princípio, o livro individual parece ser o ideal pois o aluno terá um livro só seu, totalmente criado por ele. Mas é importante levar em conta que nem sempre o aluno mais velho se sentirá a vontade para ilustrar sua história e, assim, acabará considerando a produção do livro como algo monótono, obrigatório. Assim, o livro individual é geralmente indicado para crianças da Educação Infantil e Fundamental I. Os livros têm um formato maior, possibilitando que textos manuscritos e desenhos fiquem com ótima leitura. Com isso, permitem que os professores explorem mais as imagens, uma vez que a alfabetização e construção de textos estão em fase inicial.

Por outro lado, o livro coletivo é mais indicado para turmas dos anos finais do Fundamental I até o Ensino Médio. É o formato com as características dos livros tradicionais, ou seja, pode ou não conter ilustrações e fotos.

Em ambos os casos, a ideia do Semeando Autores é personalizar os livros para que tenham um visual condizente com a faixa etária dos autores e com o tema trabalhado em sala.

Além das características físicas, há uma grande diferença prática para o professor. O livro individual exige mais produção, pois serão cerca de 12 a 16 páginas de conteúdo individual. No coletivo, são de 2 a 4 páginas, que geralmente resultam das aulas de Redação. Em relação a custos, o individual tem um valor fixo, que se reduz quando há pedido de mais de um exemplar por aluno. Na maioria das vezes, o coletivo fica mais barato, pois será reproduzido dezenas de exemplares de um mesmo livro.

 

Livro exclusivo ou compartilhado?

 

Na produção individual, há uma certa vantagem: o livro é exclusivo do aluno. Trata-se de uma obra com textos e fotos somente de um único autor. No coletivo, há dezenas ou até uma centena de alunos em um único livro. Por outro lado, podemos considerar que no individual um aluno dificilmente terá acesso ao livro do coleguinha, a menos que façam trocas. No coletivo, é outra dinâmica, pois os alunos terão acesso a todos os outros textos publicados, permitindo uma maior interação entre os escritores.

Portanto, antes da escolha de um modelo, é preciso ponderar vários pontos e características, como perfil de alunos, tipo de atividades que serão trabalhadas em sala de aula e situação econômica dos participantes. Outro ponto importante a ser levado em consideração é o registro de ISBN. No livro individual, não há necessidade desse registro, pois o custo é alto, aumentando o valor de cada unidade. No coletivo, esse custo é irrisório, por isso, compensa. Mas para entender a importância de tantos fatores, é preciso conversar bastante com o editor responsável pela publicação do livro. Juntos vocês vão chegar a um consenso sobre o melhor caminho a seguir.

 

Características da obra individual

 

» Visual personalizado com a marca da escola

» Miolo e capa com os dados e fotos do aluno

» Formato 21cm x 21cm (quadrado)

» Papéis e acabamento de qualidade com impressão colorida

» Acabamento grampeado

 

Características da obra coletiva

 

» Visual personalizado com a marca da escola

» ISBN registrado na Biblioteca Nacional

» Formato 16cm x 23cm

» Papéis e acabamento de qualidade com impressão colorida

» Certificado de participação para todos os alunos

 

Gostou? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas

 


Sim, desejo receber

MAILCHIMP