fbpx
 

Sugestão de aula: o gênero textual carta

Sugestão de aula: o gênero textual carta

Encontramos essa aula (disponível no site Nova Escola) muito interessante para utilizar na produção de textos do gênero “carta”.

A partir da definição de um tema que pode ser discutido com os alunos, é possível ao final do semestre produzir um livro com todas as cartas da turma. Atividade indicada para alunos do 4º ano do Fundamental.

 

Cartas, para quê elas servem?

 

É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação.

Atualmente, ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails de e mensagens por celular, que permitem uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas fazem parte da vida cotidiana e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania.

 

 

Já pensou que bacana uma noite de autógrafos de seus alunos?
Entre em contato conosco e tire suas dúvidas

 


Sim, desejo receber