fbpx
 

Por que a literatura é importante na formação da criança?

Por que a literatura é importante na formação da criança?

“A literatura não foi feita para dar mensagem, mas para fazer as pessoas pensarem, se colocarem na sociedade, dominarem um discurso para que não sejam dominadas pelo discurso do outro”. É assim que o professor e escritor Luiz Vitor Martinello define a importância da literatura na formação dos alunos em sala de aula. Mas como estimular o gosto pela leitura? Tudo começa com um professor motivador.

Semeando Autores conversou com Luiz Vitor, que entre suas obras se destaca o livro O sapato que sabia andar, reeditado em 2013 pela Canal 6 Editora. Trata-se de uma fábula lançada originalmente em 1985, período de democratização do Brasil. Por isso, aborda a revolta dos sapatos, cansados de obedecer aos pés. Eles buscam a liberdade e elegem o sapato filósofo, aquele que questiona, como um herói. Uma história simples. Mas que levanta uma série de questões super atuais. Entre elas, a liberdade de expressão.

 

Literatura é essencial na formação do aluno

 

Para o escritor, o professor motivador faz o aluno crescer. Além disso, as escolas devem produzir meios para que os estudantes desenvolvam suas habilidades. Segundo ele, um bom começo é a produção de um jornal acadêmico. “O jornalzinho pode dar autoestima para produzir um livro”, avalia. “O aluno vai sentir sua importância e desenvolver o gosto pela leitura”. É meio caminho andado para a produção de livros individuais ou coletivos.

Confira a íntegra da entrevista com Luiz Vitor Martinello, que ressalta a felicidade dos alunos, professores e familiares ao verem o livro pronto. “Antigamente era muito caro fazer um livro, hoje a tecnologia barateou e facilitou”, disse o escritor. Aperte o play e embarque com a gente neste bate-papo enriquecedor!

 

 

Já pensou em publicar o livro de seus alunos?
Entre em contato conosco e tire suas dúvidas

 


Sim, desejo receber