Vamos brincar de escritor?

Vamos brincar de escritor?

A oficina de escrita criativa Vamos brincar de escritor? surgiu de um sonho: levar as crianças a desenvolver a habilidade de escrita, indo além e tendo a possibilidade de ver suas histórias materializadas em um livro. A oficina surgiu de um projeto maior, o Historinhas Viajantes, movimento que tem como objetivo formar leitores, despertando o gosto pelo texto literário.

Professores que já participaram da publicação de livros de seus alunos sabem que o processo pode ser um pouco trabalhoso. Geralmente se trabalha ao longo de um ano letivo, com muita conversa e orientação, tudo olho no olho. Diante dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus em 2020, seria possível publicar um livro com diversas crianças de variadas localidades do Brasil, de forma totalmente on-line

 

Teve muita colaboração

 

Neila Bruno (Historinhas Viajantes), a idealizadora da oficina, sabia que era muito importante a participação de outros colaboradores para trazer o máximo de informações às crianças sobre como redigir textos e produzir ilustrações de forma criativa. Convidou então os escritores Antônio Roque Júnior (autor de livros infantojuvenis) e Achel Tinoco (poeta) – ambos residentes na Bahia – que conversaram bastante com os participantes e contaram sobre suas experiências com os livros. 

Luís Renato do Nascimento, ilustrador paulista residente em Florianópolis, mostrou às crianças que os seus próprios desenhos ajudariam a contar uma boa história. A psicóloga Maria Antônia Palmeira, que também colaborou na oficina, deixou um depoimento emocionante:

“A oficina Vamos brincar de escritor? me deu a oportunidade de estar mais uma vez em contato com crianças lindas, de almas leves e sonhadoras. Cada criança com um sorriso peculiar, único e belo. Cada olhar de afeto, um olhar de ‘eu estou aqui’, ‘te escuto’, ‘estou disponível’; disponível para brincar, para fantasiar e criar. Um olhar que, com certeza, fez meus olhos brilharem. Cada encontro, um desafio! Desafio? Que nada! Uma festa! Cada um com suas surpresas, lindos presentes que guardarei aqui em minha memória e no meu coração. Crianças, adorei sonhar e criar com vocês. Amei fazer parte da história tão especial de cada um. Obrigada por abrirem seus coraçãozinhos, por confiarem seus sonhos e segredos. Quando acharem que a vida está sem graça, com cor de chumbo, desenhem, pintem e com bastante cor.”

Além dos parceiros já mencionados, a oficina contou também com a orientação das professoras Alessandra Tolentino Nunes Santos, Franciele Chies Poloni, Jeane Alves da Silva Souza, Marcela Souza Santos e Mary Lourdes Tunes de Lacerda.

 

Como foi a oficina

 

Reunião via zoom com participantes da oficina

Depois de um período de divulgação nas redes sociais, foram abertas as inscrições. Poderiam participar crianças de 7 a 12 anos de qualquer lugar do Brasil.

Vinte e cinco crianças participaram dos encontros que aconteceram via Zoom ao longo do mês de setembro de 2020. Foram quatro encontros que duravam cerca de 120 minutos cada. E toda reunião era uma festa!

Desses encontros foram gerados os textos e desenhos que contavam as histórias, sem um tema definido previamente. Cada participante poderia criar sobre o que lhe interessava. Surgiram várias histórias do imaginário das crianças, personagens que ganharam vida ao longo das páginas do livro coletivo Vamos brincar de escritor?

 

Semeando Autores entra em ação!

 

Depois de tudo enviado para nós por e-mail, partimos para a produção do livro que traz todas as histórias num único volume. O livro, todo colorido, conta com a foto da criança, seu texto e uma ilustração. O formato quadrado permitiu que cada história ficasse em duas páginas e o resultado ficou incrível!

Capa do livro Vamos brincar de escritor?E, como todo livro de verdade deve ter, a obra conta com ficha catalográfica elaborada por bibliotecária e ISBN emitido pela Câmara Brasileira do Livro.

Abrimos a possibilidade de compra de mais exemplares pelos familiares (além do exemplar que cada criança receberia) em nossa livraria virtual. Cada participante recebeu em sua casa os livros e o certificado de participação.

A oficina atingiu seu objetivo com sucesso, provando ser possível de ser executada a distância, totalmente on-line. Um excelente estímulo à leitura e à criatividade e que resultou num livro lindo, motivo de orgulho para cada participante e para nós do Semeando Autores, que pudemos contribuir com este projeto!

 

 

Já pensou que bacana uma noite de autógrafos on-line de seus alunos?
Entre em contato conosco e tire suas dúvidas

 


    Sim, desejo receber